quinta-feira, 25 de abril de 2013

Planejamento de Atividade - Africanidades


INFORMÁTICA EDUCATIVA




Autor: Selma Barbosa
Nível de ensino: Ensino Fundamental



TemaAfricanidades

Dados da Aula
Componente curricular:

    Data comemorativa, linguagem oral e escrita, ortografia e gramática, origem da raça humana, contribuição e influência  africana na cultura brasileira, localização do Continente Africano e Brasil.

Título: De todas as cores



O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Trabalhando a data comemorativa "Dia Nacional da Consciência Negra", o objetivo é levar os alunos a conhecer e ampliar seus conhecimentos sobre a origem da raça humana, com principal destaque para a contribuição africana na cultura brasileira.
     
Duração
      As aulas serão ministrada no mês corrente, sendo que cada aula semanal terá duração de 50 minutos.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

   Os alunos deverão ter o domínio de leitura e escrita e conhecimentos básicos das ferramentas de Internet para procederem pesquisas.



Palavras-chave

Cultura africana; Brasil; pluralidade cultural.



Estratégias e Recursos da Aula


      Para introduzir o tema sobre a data comemorativa "Consciência Negra",   assistiremos slides mostrando a beleza e arte de uma tribo africana que enfeitam seus corpos com adereços retirados da natureza e um slide onde conheceremos as belezas e riquezas desse Continente(África 1 e rio_omo_hans_sylvester)
Autor Hans Sylvester fonte
      Posterior as apresentações teremos uma conversa informal onde será explanada a origem da raça humana, a contribuição africana na evolução da humanidade, e mais recentemente a influência africana na cultura brasileira
 ( dança, música, religião,  culinária, lendas, língua).
     Após faremos atividades sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira. Acessar o e-mail da turma atividadescoquinho@gmail.com senha .
     Também discutiremos os motivos da data comemorativa, relacionando-a a Zumbi dos Palmares e complementando com a discriminação racial que é praticada pelo ser humano, e qual é o papel de cada um de nós diante da discriminação. Para culminância os alunos usarão seus celulares para fotografar pessoas de origem negra, com essas fotografias montaremos uma apresentação em slide, onde os alunos farão uma integração de seus trabalhos junto aos colegas. Os alunos primeiramente verão fotos artísticas para que possam perceber a diferença entre uma fotografia familiar e uma fotografia de cunho artístico, que também poderá ser observada nos slides sobre a Tribo que vive as margens do rio Omo.
     Os alunos assistiram a um vídeo no You Tube sobre Zumbi dos Palmares, quem foi? Como viveu? O que fez?...

     Também poderemos acessar, em tempo real, a terra vista do espaço, observando o Continente Africano e o contorno do Brasil e Continente Africano que um dia esteve ligado (Pangea).Escolha o satélite:

 AFRICASAT-1(MEASAT-1).





Imagem de satélite Brasil/África  fonte


     Para finalizar realizaremos uma pesquisa e produção de trabalhos no BrOffice.org Writer sobre sete temas, que poderão escolher, podendo ser individual ou em dupla. Temas sugeridos:


Temas da pesquisa sobre (A influência da cultura africana no Brasil)

Tema um

Quais as principais etnias africanas que foram trazidas ao Brasil.
Tema dois

A influência africana na culinária brasileira.
Tema três

A origem do Candomblé.
Tema quatro

O samba também foi introduzido na cultura brasileira pelos afro-descentes. pesquisar as origens do samba.
Tema cinco

A capoeira também se incorporou ao cotidiano brasileiro. Pesquisar a origem da capoeira.
Tema seis

Pesquisar palavras incorporadas ao nosso idioma que são de origem africana, elaborando um míni-dicionário das mesmas.
Tema sete

Pesquisar lendas, contos, poemas de origem africana.





Recursos Complementares
     Além dos site, vídeos, blogs, wiki... sugeridos acimas, para enriquecer os trabalhos poderão utilizar o material sugerido abaixo:
Webquest, onde há vasto material que discorre sobre provérbios, mapas, candomblé e Orixás, povos e língua, população africana, culinária e vários pps, mostrando toda beleza do Continente Africano.

Como avaliar

     A avaliação se dará ao longo do processo através do comprometimento de todos na elaboração das pesquisas, participação oral, elaboração de atividades, digitação de textos, criatividade na elaboração das apresentações em slide, escolha das imagens, participação  e pontualidade na entrega das atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário