quinta-feira, 9 de maio de 2013

                                  INFORMATICA EDUCATIVA 



PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º  AO 5º ANO

AUTOR DA AULA: SELMA BARBOSA


               PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO  1º  ANO


CONTEÚDO CURRICULAR:
            Formas geométricas, leitura e formação de palavras, ortografia, separação silábica...

OBJETIVOS:
            Estimular a concentração, memorização das vogais, fixação das letras do alfabeto, praticar a escrita de palavras reforçando a ortografia e coordenação motora. Memorização e associação de algumas formas geométricas, onde poderão criar novos seres e objetos.


DESENVOLVIMENTO:
            As atividades foram selecionadas com o auxilio dos professores regentes, onde foram sinalizadas as dificuldades e necessidades da turma.

1ª aula

2ª aula 

3ª aula 

4ª aula



 PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO  2º  ANO


CONTEÚDO CURRICULAR:

             Ortografia, gramática, leitura, sistema de numeração decimal, adição, figuras geométricas.

OBJETIVOS:

                       Reforçar conhecimentos, adquirir novas habilidades, exercitar leitura e a compreensão do que lê.



1ª aula

· Palavras cruzadas com figuras
· Sopa de letras


2ª aula

· Jogo do castelo (sistema de  numeral decimal)
· Jogo de adição (TuxMath)


3ª aula

· Jogo da forca
· Figuras geométricas


4ª aula

·         Escrever o nome dos animais
·         Separar sílabas com imagens



 PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO  E 3º  ANO

CONTEÚDO CURRICULAR:

            Multiplicação, adição, números por extenso, medidas de tempo, localização, órgãos do sentido,leitura.

OBJETIVOS:
          Reforçar conhecimentos, adquirir novas habilidades, exercitar leitura e a compreensão do que lê.




1ª aula

· Palavras cruzadas com multiplicação e adição dando os resultados por extenso


2ª aula

·         Aprendendo as horas
· Ordem alfabética dos animais

3ª aula 

·         Órgãos do sentido
·         Partes que formam o corpo humano (atv. I)
·         Partes que formam o corpo humano (atv II)


4ª aula

· Feche a caixa
· Leitura de Flip Book “ O leão e o ratinho




 PLANEJAMENTO  E 4º e 5º ANO



CONTEÚDO CURRICULAR:

            Leitura, produção textual, interpretação, pesquisa, ortografia, gramática, educação alimentar, situação problema.




OBJETIVOS:
            Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada, levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares, desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.
           
DESENVOLVIMENTO:

            Inicialmente os alunos realizaram atividades que julguei importante, mas que não houve tempo para aplicar todo conteúdo planejado no mês de abril de 2013.
            Dando continuidade aos conteúdos, trabalhando o tema “Semana da educação alimentar”, os alunos farão leitura de texto onde explana quais nutrientes são importantes para a saúde, após reforçarão tais conhecimentos através de um jogo onde simula uma feira livre, no qual mostra o valor de cada alimento. Podendo também conhecer receitas feitas com os alimentos vendidos na feira livre.
            Os alunos acessarão o e-mail da turma onde deverão baixar um arquivo em sua pasta individual e responder as perguntas da atividade. Após farão uma pesquisa para se conscientizarem se o alimento que mais consomem frequentemente é saudável.
             Finalizando montarão no BrOffice um cardápio com figuras, que contenha alimentos que fazem bem a nossa saúde.

1ª aula


2ª aula 

  • Leitura de texto “Quais nutrientes são importantes para a saúde?”
  • Jogo sobre alimentos “Um dia na feira”

3ª aula

  • Avaliação do próprio comportamento alimentar através de um questionário, que será arquivado em suas pastas individuais.
  • Após farão pesquisa na internet sobre o valor dos alimentos que consomem frequentemente.

4ª aula

  • Montar no BrOffice Writer um cardápio com figuras, que contenha alimentos que fazem bem a nossa saúde.


OBS: sugestões de sites para pesquisar alimentos que fazem bem e mal a nossa saúde.






Realizem individualmente o seguinte levantamento:


1)  Quantas vezes você se alimenta por dia?

2) Que alimentos você consome mais freqüentemente?


3) Quais alimentos você consome em maior quantidade?

4) A partir desse levantamento, você deverá pesquisar na internet sobre alimentos que consome frequentemente, e se são realmente saudáveis.