domingo, 4 de maio de 2014

PROJETO COPA DO MUNDO 2014


EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU
1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º)
MÊS/ANO MAIO 2014








5º ANO

1ª SEMANA                         Data da aula: 05 e 06/05/2014

Conversa informal para a introdução do tema, dando ênfase a paz necessária nos estádios, destacando a união dos povos pelo esporte, o trabalho coletivo desenvolvido para sua organização. Também será questionado se conhecem a violência praticada nos estádios de futebol, se acham que praticam algum tipo de violência, quais são as formas de violência que eles conhecem e se considera que o bullyng é um tipo de violência, destacando o bullyng no futebol com o caso do jogador Daniel Alves.


2ª SEMANA                        Data da aula: 12 e 13/05/2014

Os alunos serão orientados durante a pesquisa para que salve em pasta individual  a pesquisa que deverá conter os seguintes dados:
Qual continente o país faz parte, língua falada, número de habitantes, a base da economia e algo curioso nessa cultura que mereça destaque.

  • Pesquisa sobre os países vencedores das copas do mundo (Wikipédia)
  
3ª SEMANA                      Data da aula: 19 e 20/05/2014

Dando seguimento a pesquisa iniciada na aula anterior, os alunos formatarão seu texto e também poderão incluir figuras nos mesmos, após farão troca de lugares com os colegas para que possam trocar conhecimentos sobre os países das outras pesquisas. Os alunos também farão as devidas correções nos textos de seus colegas com a ajuda do professor.
  •  Término das pesquisas com correção e inserção de figuras (Google imagens)




4ª SEMANA                     Data da aula: 26 e 27/05/2014

 Será aplicado à atividade “Quiz sobre o Brasil na copa” e visitação ao site da FIFA, onde os alunos conhecerão os estádios que abrigarão os jogos, as datas das partidas e adversários, os países participantes, dentre outras informações.





 4º  ANO   


1ª SEMANA 

Conversa informal para a introdução do tema, dando ênfase a paz necessária nos estádios, destacando a união dos povos pelo esporte, o trabalho coletivo desenvolvido para sua organização. Também será questionado se conhecem a violência praticada nos estádios de futebol, se acham que praticam algum tipo de violência, quais são as formas de violência que eles conhecem e se considera que o bullyng é um tipo de violência, destacando o bullyng no futebol com o caso do jogador Daniel Alves.
para sua organização.

2ª SEMANA 

Para introduzir a atividade o professor fará breve explanação da história do Hino Nacional.
Os alunos ouviram o Hino Nacional Brasileiro, será solicitado que ouçam com bastante atenção para que identifiquem partes do hino onde tem maior dificuldade de cantá-lo. Após falarão sobre suas dificuldades. Dando prosseguimento, observando a letra do hino, copiarão a mesma para pasta individual destacando as palavras desconhecidas e pesquisarão o significado das mesmas.

·         Letra e música do Hino Nacional Brasileiro

·         Pesquisa em dicionário online das palavras desconhecidas no Hino


3ª SEMANA

Inicialmente os alunos farão atividade de múltipla escolha, podendo pesquisar, sobre a Copa do Mundo 2014. Após farão leitura individual sobre curiosidade ocorridas nas copas do mundo.Então cada aluno fará uma explanação oral sobre um dos itens que achou mais curioso.

·         Atividades de perguntas e resposta, com pesquisa sobre a copa do mundo 2014
·         Leitura de texto sobre fatos curiosos acontecidos nas copas do mundo

4ª SEMANA

 Será aplicada a atividade “quiz sobre o Brasil na copa” e visitação ao site da FIFA, onde os alunos conhecerão os estádios que abrigarão os jogos, as datas das partidas e adversários, os países participantes, dentre outras informações.




·       
  3º  ANO  





1ª SEMANA 

Conversa informal para a introdução do tema, dando ênfase a paz necessária nos estádios, destacando a união dos povos pelo esporte, o trabalho coletivo desenvolvido para sua organização. Também será questionado se conhecem a violência praticada nos estádios de futebol, se acham que praticam algum tipo de violência, quais são as formas de violência que eles conhecem e se considera que o bullyng é um tipo de violência, destacando o bullyng no futebol com o caso do jogador Daniel Alves.

2ª SEMANA 

Após a leitura do livro o aluno que se sentir à vontade para fazer a síntese da história, destacando o impasse vivido pelos personagens e as tentativas de resolução dadas por eles. O grupo pode contribuir com o colega para realização da síntese. Os alunos poderão escrever sobre uma situação vivida, que seja parecida com a da história, como em uma brincadeira que trouxe impasses que ainda permanecem interferindo na convivência entre eles. A partir disso deverá propor alternativas de ações para a resolução do problema. Visando o respeito ao outro, as regras do jogo e a uma convivência solidária.

                       ·         Leitura deleite do livro de Ruth Rocha “O dono da bola”
                       ·         Exposição oral com síntese do livro
                       ·         Início das produções textuais




Após a leitura do livro o aluno que se sentir à vontade para fazer a síntese da história, destacando o impasse vivido pelos personagens e as tentativas de resolução dadas por eles. O grupo pode contribuir com o colega para realização da síntese. Os alunos poderão escrever sobre uma situação vivida, que seja parecida com a da história, como em uma brincadeira que trouxe impasses que ainda permanecem interferindo na convivência entre eles. A partir disso deverá propor alternativas de ações para a resolução do problema. Visando o respeito ao outro, as regras do jogo e a uma convivência solidária.
·         Término e correção das produções textuais



4ª SEMANA

·                             Visita ao site da FIFA




                                                               2º  ANO       









1ª SEMANA 

Conversa informal para a introdução do tema, dando ênfase a paz necessária nos estádios, destacando a união dos povos pelo esporte, o trabalho coletivo desenvolvido para sua organização. Também será questionado se conhecem a violência praticada nos estádios de futebol, se acham que praticam algum tipo de violência, quais são as formas de violência que eles conhecem e se considera que o bullyng é um tipo de violência, destacando o bullyng no futebol com o caso do jogador Daniel Alves.
  • Conversa informal sobre a copa do mundo 2014
  • ·        Vídeo com a música oficial da copa do mundo

    ·         Atividades com poema A bola - Cecília Meireles

    ·         Atividade matemática (adição)

2ª SEMANA 

Os alunos sentarão em duplas para ler o livro sugerido, auxiliando assim um ao outro tanto na leitura quanto na releitura do livro lido. Na segunda aula os alunos reforçarão conhecimentos através da atividade com números antecessores e sucessores.
·         Leitura deleite do livro “Gabriel e a Copa do Mundo 2014”

·         Releitura no Tux Paint do livro de Gabriel

·         Antecessor e sucessor

3ª SEMANA

Conversa informal sobre o que planejam ser quando crescer, o que acham sobre a profissão que seus pais exercem, se tem idéia da importância de termos uma profissão. Conhecer sobre profissões, características e curiosidades e sua importância para a sociedade.  Após fixarão conhecimentos com atividades.
·         Historia infantil animada sobre profissões

·         Escolhendo sua profissão

·         Relacionar objetos as profissões


4ª SEMANA

 Dando continuidade ao tema da aula anterior os alunos farão atividade sobre profissões, fixando conhecimentos. Após vão colorir o mascote da copa do mundo 2014.
·         Atividade de perguntas e respostas sobre profissões

·         Colorir mascote doa copa “Fuleco” e a Bandeira do Brasil




                                                                   1º  ANO       









1ª SEMANA 

Para introduzir a aula será feito perguntas aos alunos se já reconhecem nas ruas, nos livro, sacolas de supermercado dentre outro locais, letras e palavras já aprendidas na escola, se acham que aprender a ler é importante, qual a utilidade. Após conversa informal os alunos assistirão vídeo do livro de Ruth Rocha “ O menino que aprendeu a ver”, e farão atividade referente ao livro.

·         Vídeo do livro de Ruth Rocha      “      O menino que aprendeu a ver”

·         Atividade sobre o livro de Ruth Rocha



2ª SEMANA 


            O aluno terá que escolher dentre duas opções a silaba correta para completar as palavras. Na segunda atividade receberá orientações de voz como proceder para concluir a atividade, que é a associação dos blocos as quantidades correspondentes.
·         Completar as palavras com a sílaba que falta

·         Contar os blocos

3ª SEMANA

Inicialmente o professor fará a leitura da atividade com os alunos, que deverão escolher dentre as opções o nome da figura correspondente. A atividade seguinte deverá contar a quantidade de peixes e inserir o número correspondente a quantidade

·         Identificar e escrever o nome correto das figuras

·         Associação de figuras as quantidades


4ª SEMANA

O professor fará a leitura das frases junto com a turma, após completarão as lacunas com o nome da figura. Na atividade seguinte terão que aplicar seus conhecimentos de adição para movimentar o carrinho escolhido para o jogo.
·         Completar as frases

·         Jogo de adição até 10




                                                             Pré-escolar                       






1ª SEMANA 

Os alunos farão atividade com formas geométricas, onde ouvirão o nome da figuras ao clique do mouse, aprendendo assim a reconhecer e nomeá-los. Também exercitarão a coordenação motora com diversas atividades sobre o tema.
·         Jogo da memória com formas geométricas

·         Jogos de coordenação motora

2ª SEMANA 

Na atividade proposta os alunos deverão encaixar a letra no lugar adequado, é pronunciado o som da letra, assim como a associação de algum objeto ou ser a letra correspondente. Na segunda atividade os alunos conhecerão uma das formas de multiplicação das plantas num jogo que simula o plantio, rega e adubação e florescimento das sementes.
·         Vogais

·         Jogo plantar sementes

3ª SEMANA

Na atividade jogo da memória com números e vogais os alunos ouvirão a pronúncia dos numerais de 01 a 10, aprendendo a reconhecer a pronúncia os números e quantidades
·         Jogo da memória com números de 1 a  5

·         Jogo da memória com vogais

4ª SEMANA


·         Colorir Fuleco

·