INFORMATICA EDUCATIVA – PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO
INFANTIL E 1º AO 5º ANO
MÊS/ANO MAIO 2013
UE:
C.E. M COQUINHO
PROFESSOR
(A) DO LIED: SELMA BARBOSA
PROFESSOR
(A) DA TURMA: SELMA BARBOSA
TEMA
DA AULA: JOGOS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
ANO
DE ESCOLARIDADE: 1º ANO
MÍDIAS
E/OU SOFTWARE UTILIZADOS: JOGOS E ATIVIDADES DA WEB
RECURSOS
ALÉM DOS EQUIPAMENTOS CONTIDOS NO LIED:
TIPO
DE UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES/OBJETIVOS?
( ) Conteúdo de Ensino[4] ( )
Outro ________________________________
CONTEÚDO
CURRICULAR:
Formas geométricas, leitura e formação de palavras,
ortografia, separação silábica...
OBJETIVOS:
Estimular a concentração,
memorização das vogais, fixação das letras do alfabeto, praticar a escrita de
palavras reforçando a ortografia e coordenação motora. Memorização e associação
de algumas formas geométricas, onde poderão criar novos seres e objetos.
DESENVOLVIMENTO:
As atividades foram selecionadas com
o auxilio dos professores regentes, onde foram sinalizadas as dificuldades e
necessidades da turma.
1ª
aula (data): 06/05/2013 a 08/05/2013
2ª
(aula (data):): 13/05/2013 a15/05/2013
3ª
aula (data): 20/05/2013 a 22/05/2013
4ª
aula (data): 27/05/2013 a29/05/2013
AVALIAÇÃO:
()
avaliação formal (provas, exercícios, produções de
texto, relatórios, pesquisas, resolução de questões, questionários, etc.)
(
) avaliação informal (através da interação de alunos e professores, observação,
acompanhamento individualizado, etc.)
SOLICITAÇÃO
DE MÍDIAS, SOFTWARES E OU SUGESTÕES À COORDENAÇÃO:
INFORMATICA EDUCATIVA – PLANEJAMENTO
EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º AO 5º ANO
MÊS/ANO MAIO 2013
UE:
C.E.M. COQUINHO
PROFESSOR
(A) DO LIED: SELMA BARBOSA
PROFESSOR
(A) DA TURMA: SELMA BARBOSA
TEMA
DA AULA: JOGOS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
ANO
DE ESCOLARIDADE: 2º ANO
MÍDIAS
E/OU SOFTWARE UTILIZADOS: JOGOS E ATIVIDADES DA WEB
RECURSOS
ALÉM DOS EQUIPAMENTOS CONTIDOS NO LIED:
TIPO
DE UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES/OBJETIVOS?
( ) Conteúdo de Ensino[8] ( )
Outro ________________________________
CONTEÚDO
CURRICULAR:
Ortografia, gramática, leitura, sistema de
numeração decimal, adição, figuras geométricas.
OBJETIVOS:
Reforçar
conhecimentos, adquirir novas habilidades, exercitar a leitura e compreensão do
que lê.
DESENVOLVIMENTO:
As atividades foram selecionadas com
o auxilio do professore regente, onde
foram sinalizadas as dificuldades e necessidades da turma.
Assim poderão reforçar conhecimentos, adquirir novas habilidades, exercitar a leitura
e compreensão do que lê.
1ª
aula (data): 06/05/2013 a 08/05/2013
· Palavras cruzadas com figuras
2ª
aula (data): 13/05/2013 a15/05/2013
· Jogo do Castelo (sistema de numeral
decimal)
· Jogo de adição (Tux Math)
3ª
aula (data): 20/05/2013 a 22/05/2013
· Jogo da forca
4ª
aula (data): 27/05/2013 a29/05/2013
·
Escrever
o nome dos animais
·
Separar
sílabas
com imagem
AVALIAÇÃO:
( ) avaliação formal (provas,
exercícios, produções de texto, relatórios, pesquisas, resolução de questões,
questionários, etc.)
( ) avaliação informal (através
da interação de alunos e professores, observação, acompanhamento
individualizado, etc.)
SOLICITAÇÃO
DE MÍDIAS, SOFTWARES E OU SUGESTÕES À COORDENAÇÃO:
INFORMATICA EDUCATIVA – PLANEJAMENTO
EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º AO 5º ANO
MÊS/ANO MAIO 2013
UE:
C.E.M. COQUINHO
PROFESSOR
(A) DO LIED: SELMA BARBOSA
PROFESSOR
(A) DA TURMA: SELMA BARBOSA
TEMA
DA AULA: JOGOS E ATIVIDADES EDUCACIONAIS
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: MATEMÁTICA, PORTUGUÊS E CIÊNCIAS.
ANO
DE ESCOLARIDADE: 3º ANO
MÍDIAS
E/OU SOFTWARE UTILIZADOS: JOGOS E ATIVIDADES DA WEB E DISPONÍVEIS NO PRÓPRIO
COMPUTADOR DO LIED.
RECURSOS
ALÉM DOS EQUIPAMENTOS CONTIDOS NO LIED:
TIPO
DE UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES/OBJETIVOS?
( ) Conteúdo de Ensino[12] ( )
Outro ________________________________
CONTEÚDO
CURRICULAR:
Multiplicação, adição, números por
extenso, medidas de tempo, localização, órgãos do sentido,
Leitura.
OBJETIVOS:
Reforçar conhecimentos, adquirir
novas habilidades, exercitar a leitura e compreensão do que lê.
DESENVOLVIMENTO:
As atividades foram selecionadas com
o auxilio dos professores regentes, onde foram sinalizadas as dificuldades e
necessidades da turma.
Os
alunos vão utilizar jogos disponíveis na Web, onde possam reforçar
conhecimentos, adquirir novas habilidades, exercitar a leitura e compreensão do
que lê.
1ª
aula (data): 06/05/2013 a 08/05/2013
· Palavras
cruzadas com multiplicação e adição dando os resultados por extenso
2ª
(aula (data):): 13/05/2013 a15/05/2013
· Aprendendo as horas
3ª
aula (data): 20/05/2013 a 22/05/2013
·
Partes que formam o corpo humano (atv.
I)
4ª
aula (data): 27/05/2013 a29/05/2013
· Feche a caixa
· Leitura de Flip Book “ O
leão e o ratinho”
AVALIAÇÃO:
( ) avaliação formal (provas,
exercícios, produções de texto, relatórios, pesquisas, resolução de questões,
questionários, etc.)
( ) avaliação informal (através
da interação de alunos e professores, observação, acompanhamento
individualizado, etc.)
SOLICITAÇÃO
DE MÍDIAS, SOFTWARES E OU SUGESTÕES À COORDENAÇÃO:
INFORMATICA EDUCATIVA – PLANEJAMENTO
EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º AO 5º ANO
MÊS/ANO MAIO 2013
UE:
C.E.M. COQUINHO
PROFESSOR
(A) DO LIED: SELMA BARBOSA
PROFESSOR
(A) DA TURMA: SELMA BARBOSA
TEMA DA AULA: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS E EDUCAÇÃO DIGITAL
ANO
DE ESCOLARIDADE: 4º e 5º ano
MÍDIAS
E/OU SOFTWARE UTILIZADOS: Internet, e-mail, BrOffice Writer
RECURSOS
ALÉM DOS EQUIPAMENTOS CONTIDOS NO LIED:
TIPO
DE UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES/OBJETIVOS?
(X
) Sensibilização[13] ( X ) Ilustração[14] ( X ) Simulação[15] ( X )
Pesquisa ( X ) Produção de trabalho
(
X ) Conteúdo de Ensino[16] ( )
Outro ________________________________
CONTEÚDO
CURRICULAR:
Leitura, produção textual, interpretação,
pesquisa, ortografia, gramática, educação alimentar, situação problema.
OBJETIVOS:
Identificar os grupos alimentares
que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada, levar os alunos a
conhecer seus próprios hábitos alimentares, desenvolver consciência crítica a
respeito de hábitos alimentares.
DESENVOLVIMENTO:
Inicialmente os alunos realizaram
atividades que julguei importante, mas que não houve tempo para aplicar todo
conteúdo planejado no mês de abril de 2013.
Dando continuidade aos conteúdos,
trabalhando o tema “Semana da educação alimentar”, os alunos farão leitura de
texto onde explana quais nutrientes são importantes para a saúde, após
reforçarão tais conhecimentos através de um jogo onde simula uma feira livre,
no qual mostra o valor de cada alimento. Podendo também conhecer receitas
feitas com os alimentos vendidos na feira livre.
Os alunos acessarão o e-mail da
turma onde deverão baixar um arquivo em sua pasta individual e responder as
perguntas da atividade. Após farão uma pesquisa para se conscientizarem se o
alimento que mais consomem frequentemente é saudável.
Finalizando montarão no BrOffice um cardápio
com figuras, que contenha alimentos que fazem bem a nossa saúde.
1ª
aula (data): 06/05/2013 a 08/05/2013
2ª
aula (data): 13/05/2013 a15/05/2013
- Leitura de texto “Quais
nutrientes
são importantes para a saúde?”
- Jogo sobre alimentos “Um
dia na feira”
3ª
aula (data): 20/05/2013 a 22/05/2013
- Avaliação do próprio
comportamento alimentar através de um questionário, que será arquivado em
suas pastas individuais.
- Após farão pesquisa na
internet sobre o valor d os alimentos que consomem frequentemente.
4ª
aula (data): 27/05/2013 a29/05/2013
- Montar no BrOffice
Writer um cardápio com figuras, que contenha alimentos que fazem bem a
nossa saúde.
OBS: sugestões de sites para pesquisar alimentos que fazem bem e mal
a nossa saúde.
AVALIAÇÃO:
( ) avaliação formal (provas,
exercícios, produções de texto, relatórios, pesquisas, resolução de questões,
questionários, etc.)
( ) avaliação informal (através
da interação de alunos e professores, observação, acompanhamento
individualizado, etc.)
SOLICITAÇÃO
DE MÍDIAS, SOFTWARES E OU SUGESTÕES À COORDENAÇÃO:
Realizem individualmente
o seguinte levantamento:
1)
Quantas vezes você
se alimenta por dia?
2) Que alimentos você consome mais freqüentemente?
3) Quais alimentos você consome em maior
quantidade?
4) A partir desse levantamento, você deverá
pesquisar na internet sobre alimentos que consome frequentemente, e se são
realmente saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário