1º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º)
MÊS/ANO MAIO 2014
5º ANO
1ª
SEMANA Data da aula: 05 e
06/05/2014
Conversa
informal para a introdução do tema, dando ênfase a paz necessária nos estádios,
destacando a união dos povos pelo esporte, o trabalho coletivo desenvolvido
para sua organização. Também será questionado se conhecem a violência praticada
nos estádios de futebol, se acham que praticam algum tipo de violência, quais
são as formas de violência que eles conhecem e se considera que o bullyng é um
tipo de violência, destacando o bullyng no futebol com o caso do jogador Daniel
Alves.
- Conversa informal sobre
a copa do mundo 2014
- Localizar em mapa dos
países campeões das copas do
mundo
- Vídeo sobre a história
do futebol
2ª
SEMANA Data da aula: 12 e 13/05/2014
Os
alunos serão orientados durante a pesquisa para que salve em pasta individual a pesquisa que deverá conter os seguintes dados:
Qual
continente o país faz parte, língua falada, número de habitantes, a base da
economia e algo curioso nessa cultura que mereça destaque.
- Pesquisa sobre os
países vencedores das copas do mundo (Wikipédia)
3ª
SEMANA Data da aula: 19 e 20/05/2014
Dando
seguimento a pesquisa iniciada na aula anterior, os alunos formatarão seu texto
e também poderão incluir figuras nos mesmos, após farão troca de lugares com os
colegas para que possam trocar conhecimentos sobre os países das outras
pesquisas. Os alunos também farão as devidas correções nos textos de seus
colegas com a ajuda do professor.
- Término das pesquisas com correção e inserção de figuras (Google imagens)
4ª
SEMANA Data da aula: 26 e 27/05/2014
Será aplicado à
atividade “Quiz sobre o Brasil na copa” e visitação ao site da FIFA, onde os
alunos conhecerão os estádios que abrigarão os jogos, as datas das partidas e
adversários, os países participantes, dentre outras informações.
- Quiz sobre Brasil na copa
- Visita ao site da FIFA
1ª
SEMANA
Conversa
informal para a introdução do tema, dando ênfase a paz necessária nos estádios,
destacando a união dos povos pelo esporte, o trabalho coletivo desenvolvido
para sua organização. Também será questionado se conhecem a violência praticada
nos estádios de futebol, se acham que praticam algum tipo de violência, quais
são as formas de violência que eles conhecem e se considera que o bullyng é um
tipo de violência, destacando o bullyng no futebol com o caso do jogador Daniel
Alves.
para
sua organização.
- Conversa informal sobre
a copa do mundo 2014
- Localizar em mapa dos
países campeões das copas do
mundo
- Vídeo sobre a história
do futebol
2ª
SEMANA
Para
introduzir a atividade o professor fará breve explanação da história do Hino
Nacional.
Os
alunos ouviram o Hino Nacional Brasileiro, será solicitado que ouçam com
bastante atenção para que identifiquem partes do hino onde tem maior
dificuldade de cantá-lo. Após falarão sobre suas dificuldades. Dando
prosseguimento, observando a letra do hino, copiarão a mesma para pasta
individual destacando as palavras desconhecidas e pesquisarão o significado das
mesmas.
·
Letra e música do Hino Nacional Brasileiro
·
Pesquisa em dicionário online das palavras desconhecidas no Hino
3ª
SEMANA
Inicialmente
os alunos farão atividade de múltipla escolha, podendo pesquisar, sobre a Copa
do Mundo 2014. Após farão leitura individual sobre curiosidade ocorridas nas
copas do mundo.Então cada aluno fará uma explanação oral sobre um dos itens que
achou mais curioso.
·
Atividades de
perguntas e resposta, com pesquisa sobre a copa do mundo 2014
·
Leitura de texto
sobre fatos curiosos
acontecidos nas copas do mundo
4ª
SEMANA
Será aplicada a
atividade “quiz sobre o Brasil na copa” e visitação ao site da FIFA, onde os
alunos conhecerão os estádios que abrigarão os jogos, as datas das partidas e
adversários, os países participantes, dentre outras informações.
- Jogo com perguntas e
marcar pênalti Brasil na copa
3º ANO
1ª SEMANA
Conversa
informal para a introdução do tema, dando ênfase a paz necessária nos estádios,
destacando a união dos povos pelo esporte, o trabalho coletivo desenvolvido
para sua organização. Também será questionado se conhecem a violência praticada
nos estádios de futebol, se acham que praticam algum tipo de violência, quais
são as formas de violência que eles conhecem e se considera que o bullyng é um
tipo de violência, destacando o bullyng no futebol com o caso do jogador Daniel
Alves.
- Conversa informal sobre
a copa do mundo 2014
- Vídeo sobre a história
do futebol
2ª
SEMANA
Após
a leitura do livro o aluno que se sentir à vontade para fazer a síntese da
história, destacando o impasse vivido pelos personagens e as tentativas de resolução
dadas por eles. O grupo pode contribuir com o colega para realização da
síntese. Os alunos poderão escrever sobre uma situação vivida, que seja
parecida com a da história, como em uma brincadeira que trouxe impasses que
ainda permanecem interferindo na convivência entre eles. A partir disso deverá
propor alternativas de ações para a resolução do problema. Visando o respeito
ao outro, as regras do jogo e a uma convivência solidária.
·
Leitura deleite do
livro de Ruth Rocha “O dono da bola”
·
Exposição oral com
síntese do livro
·
Início das produções
textuais
Após
a leitura do livro o aluno que se sentir à vontade para fazer a síntese da
história, destacando o impasse vivido pelos personagens e as tentativas de
resolução dadas por eles. O grupo pode contribuir com o colega para realização
da síntese. Os alunos poderão escrever sobre uma situação vivida, que seja
parecida com a da história, como em uma brincadeira que trouxe impasses que
ainda permanecem interferindo na convivência entre eles. A partir disso deverá
propor alternativas de ações para a resolução do problema. Visando o respeito
ao outro, as regras do jogo e a uma convivência solidária.
·
Término e correção
das produções textuais
4ª
SEMANA
- Jogo com perguntas e
marcar pênalti Brasil na copa
· Visita ao site da FIFA
2º ANO
1ª SEMANA
Conversa
informal para a introdução do tema, dando ênfase a paz necessária nos estádios,
destacando a união dos povos pelo esporte, o trabalho coletivo desenvolvido
para sua organização. Também será questionado se conhecem a violência praticada
nos estádios de futebol, se acham que praticam algum tipo de violência, quais
são as formas de violência que eles conhecem e se considera que o bullyng é um
tipo de violência, destacando o bullyng no futebol com o caso do jogador Daniel
Alves.
- Conversa
informal sobre a copa do mundo 2014
-
2ª
SEMANA
Os
alunos sentarão em duplas para ler o livro sugerido, auxiliando assim um ao
outro tanto na leitura quanto na releitura do livro lido. Na segunda aula os
alunos reforçarão conhecimentos através da atividade com números antecessores e
sucessores.
·
Leitura deleite do
livro “Gabriel e a Copa do Mundo 2014”
·
Releitura no Tux
Paint do livro de Gabriel
·
Antecessor e sucessor
3ª
SEMANA
Conversa
informal sobre o que planejam ser quando crescer, o que acham sobre a profissão
que seus pais exercem, se tem idéia da importância de termos uma profissão.
Conhecer sobre profissões, características e curiosidades e sua importância
para a sociedade.
Após fixarão conhecimentos com atividades.
·
Historia infantil
animada sobre profissões
·
Escolhendo sua profissão
·
Relacionar objetos as
profissões
4ª
SEMANA
Dando continuidade
ao tema da aula anterior os alunos farão atividade sobre profissões, fixando
conhecimentos. Após vão colorir o mascote da copa do mundo 2014.
·
Atividade de
perguntas e respostas sobre profissões
1º ANO
1ª SEMANA
Para
introduzir a aula será feito perguntas aos alunos se já reconhecem nas ruas,
nos livro, sacolas de supermercado dentre outro locais, letras e palavras já
aprendidas na escola, se acham que aprender a ler é importante, qual a
utilidade. Após conversa informal os alunos assistirão vídeo do livro de Ruth
Rocha “ O menino que aprendeu a ver”, e farão atividade referente ao livro.
·
Vídeo do livro de Ruth
Rocha “ O menino que aprendeu a ver”
·
Atividade sobre o
livro de Ruth Rocha
2ª
SEMANA
O aluno terá que escolher dentre
duas opções a silaba correta para completar as palavras. Na segunda atividade
receberá orientações de voz como proceder para concluir a atividade, que é a
associação dos blocos as quantidades correspondentes.
·
Completar as palavras
com a sílaba que falta
·
Contar os blocos
3ª
SEMANA
Inicialmente
o professor fará a leitura da atividade com os alunos, que deverão escolher
dentre as opções o nome da figura correspondente. A atividade seguinte deverá
contar a quantidade de peixes e inserir o número correspondente a quantidade
·
Identificar e
escrever o nome correto das figuras
·
Associação de figuras
as quantidades
4ª
SEMANA
O
professor fará a leitura das frases junto com a turma, após completarão as
lacunas com o nome da figura. Na atividade seguinte terão que aplicar seus
conhecimentos de adição para movimentar o carrinho escolhido para o jogo.
·
Completar as frases
·
Jogo de adição
até 10
1ª SEMANA
Os
alunos farão atividade com formas geométricas, onde ouvirão o nome da figuras
ao clique do mouse, aprendendo assim a reconhecer e nomeá-los. Também
exercitarão a coordenação motora com diversas atividades sobre o tema.
·
Jogo da memória com formas geométricas
·
Jogos de coordenação motora
2ª
SEMANA
Na
atividade proposta os alunos deverão encaixar a letra no lugar adequado, é
pronunciado o som da letra, assim como a associação de algum objeto ou ser a
letra correspondente. Na segunda atividade os alunos conhecerão uma das formas
de multiplicação das plantas num jogo que simula o plantio, rega e adubação e
florescimento das sementes.
·
Vogais
·
Jogo plantar
sementes
3ª
SEMANA
Na
atividade jogo da memória com números e vogais os alunos ouvirão a pronúncia
dos numerais de 01 a 10, aprendendo a reconhecer a pronúncia os números e
quantidades
·
Jogo da
memória com números de 1
a 5
·
Jogo da memória com vogais
4ª
SEMANA
·
Colorir Fuleco
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário